quinta-feira, 12 de junho de 2008

Primeira grande manutenção

Esta semana fazem 6 meses que o Best Fellow entrou na água.
Isto significa que é um barco muito novo ainda.
Foi pouco usado neste período. Nunca houve algum sinistro ou navegou em situações adversas (ex.: ventos superiores a 25nós).
No entanto já apresentou alguns problemas que exigiram manutenção.
Desde da saída do estaleiro ele veio com um defeito na gaiúta de proa. Esta gaiúta não fecha/ veda. Segundo os construtores do estaleiro, é um defeito na fôrma do convés do barco. O projeto do convés é curvado e a gaiúta é plana. Ou seja, é impossível de fechar algo plano numa superfície curva.
Até hoje nada foi resolvido. Tive que vedar e deixar inutilizável esta gaiúta.
Para um barco novo isto é péssimo!!
Na revisão das 50horas do motor, foi constatado um má instalação deste pelo mecânico que fez o serviço.
O negativo e terra das baterias estavam conectadas em um local errado. Segundo o manual da Yanmar (fabricante do motor) existe um local apropriado para esta finalidade. Consertamos isso!
Duas " porcas" que deveriam estar apertando dois parafusos não estavam presentes. Colocamos estas peças novas.
Também verificou-se um vazamento de água salgada no motor. A consequência disto foi um início de ferrugem em uma pequena parte do motor.
O vazamento ainda não foi detectado - testaremos hoje e amanhã para encontrar este vazamento.
A ferrugem foi removida!
Mas falando em vazamento, foi preciso verificar e apertar TODAS as braçadeiras que envolvem as conexções hidráulicas. Isto foi necessário pois apresentou vazamentos em 2 locais.
E, também, a parte onde o mastro transpassa o convés e entra na cabine é impossível de vedar.
Qualquer chuvinha ou uma onda maior que chegue até ali, faz entrar água na cabine. Isto está difícil de resolver.
Agora nos resta ficar de olho nestes ajustes para vertificar se estão sem vazamentos e funcionando tudo conforme deve ser.
Sobre o assunto ferrugem, todas as " porcas" que fazem parte dos registros hidráulicos estão enferrujadas. Acreditamos que estas peças são de qualidade não compatível com barcos que velejam em águas salgadas. O estaleiro foi avisado sobre o problema. Ainda não sabemos o que devemos fazer sobre isso.
Outra problema que apresentou foi um desgaste na parte inferior da "panela" do enrolador de genoa. Esta parte tem a função de evitar que o cabo do enrolador caia fora deste. O que aconteceu foi que os pinos e parafusos que travam esta peça apresentaram defeito deixando a peça com muita folga.
Prontamente enviamos para a Nautos (empresa que fabrica este equipamento). Esta empresa foi extremamente atenciosa e rápida no atendimento. Consertou o problema e substituiu as peças defeituosas. Em 4 dias (entre desmontar/enviar/receber e montar) estava tudo resolvido com a peça instalada no barco.
Agora vamos testar o que precisa para deixar tudo OK!

Nenhum comentário: