segunda-feira, 6 de abril de 2009

Regata Baden Powell - segunda etapa da Copa 2009

Olá galera!

A segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano de 2009 aconteceu na raia da Baia Sul de Floripa. A Regata Baden Powell – homenagem ao fundador do Escotismo mundial - tinha como novidade embarcar escoteiros para que eles pudessem vivenciar este esporte que praticamos.
O Best Fellow estava com tripulação completa (em número de tripulantes) e não levou um escoteiro à bordo. O que depois constatamos que foi uma decisão acertada, devido aos sustos acontecidos pelo caminho. Acho que se algum escoteiro estivesse à bordo só ficaria apavorado e não entenderia o que este esporte tem a oferecer (tamanho os sustos!!).
Todas as classes largaram juntas próximas a ponte, contornaram uma bóia em frente ao Clube, depois outra na Ponta de Coqueiros e mais uma na Ponta do Tomé (rumo Sul). A partir daí, veleiros das classes ORC Internacional, ORC-CLUB, RGS A e RGS B fizeram quatro pernas de Barla-sota e os das classes RGS C e Cruzeiro cumpriram apenas duas pernas. Então a flotilha voltou para a bóia de Coqueiros e seguiu para a linha de chegada.
Uma ótima raia com ventos constantes (sem interferência de obstáculos naturais), ondas pequenas, com correnteza controlável e lindas paisagens. A condição do mar e a cor da água lembrava muito o Guaíba de Porto Alegre.
O vento estava forte. Começou em 18 nós na largada e cresceu até 29nós durante a regata, sempre do quadrante Norte (NE e NNE e N).
Praticamente metade das 14 milhas com o balão em cima e metade contra-vento.
Esta regata foi complicadíssima quanto as manobras à bordo.
Como estávamos sem proeiros, tivemos que improvisar as manobras com a tripulação que tínhamos.
Sofremos muito, os gritos à bordo eram "olha o jibe maluco!", ou "agora vira!!", "segura que perdi o leme!!"......... e assim por diante.
Fica impossível de ser competitivo sem uma tripulação completa e treinada. Mas fomos guerreiros!!
Os concorrrentes também estavam desfalcados, o que nos deixava com certa igualdade.
A classe ORC-CLUB é muito equilibrada e qualquer erro leva a perder a regata.
Literalmente foi uma regata de quem errou menos ganhou.
Dos 30 barcos que estavam na raia, 4 eram da nossa classe. Um Thor42 e 3 Skipper30. Aqui em Floripa temos 6 SK30 que entram na raia, os outros não estavam presente, infelizmente.
Depois de errarmos muito nos jibes com balão, de não conseguir levar o barco em sua velocidade ideal e de, até, desisitirmos de subir o balão em uma perna - aumentando a distância para com os outros barcos - ainda conseguimos nos aproximar dos concorrentes. Ficamos em quarto lugar!
Precisamos treinar mais, sem dúvidas!!!

As fotos são da Kriz Sanz - link 'Fotos de regatas em Floripa'.

Nenhum comentário: