segunda-feira, 26 de julho de 2010

CAMPEÃO ROLEX ILHABELA SAILING WEEK 2010

CAMPEÃO da Rolex Ilhabela Sailing Week 2010!!
O Best Fellow ganhou, ficou em primeiro lugar!!!
Poucos acreditavam, pra ser mais sincero, somente a tripulação do Best Fellow acreditava que era capaz de ganhar este campeonato. Muitos torceram por nós, até concorrentes estavam torcendo, mas poucos acreditaram que conseguiríamos. Poucas fotos e nenhum comentário existe sobre nosso desempenho. Mas isso agora não importa, somos campeões.
Nossa tripulação foi formada pelo proeiro Nando, auxiliar de proa Guedes, tático Paulinho Ribeiro, trimmer da genoa Beto Paradeda, trimmer da grande Marquito, timoneiro Dodão e comandante/secretário Leonardo.
Deixamos pra trás alguns paradigmas que estavam existindo: vencemos de barcos mais modernos e mais leves e vencemos de tripulações "invencíveis".
Nosso desempenho durante a competição começou com um terceiro lugar na regata mais longa, a regata a Ilha de Alcatrazes é a primeira e a mais longa (45 milhas). Largada sem vendo e com muitos barcos na linha. Depois de sair do canal, muito vento e onda. Ficamos parados uns 25 minutos em um "buraco" sem vento que nos deixou afastados dos concorrentes. Isso nos custou o terceiro lugar.
Já na segunda regata, uma barla-sota de  8,8 milhas, mostramos que viemos pra ganhar. Conseguimos nosso primeiro primeiro lugar. Foi suado, ganhamos de 26 segundos do segundo lugar.
No terceiro dia, mais duas regatas de barla-sota, a primeira perdemos por 1 (um) segundo a primeira colocação. Este barla-sota foi de 8,4 milhas. Esse segundo lugar foi dolorido, pensávamos que estava garantido a primeira colocação, mas descobrimos depois que tínhamos perdido por 1 segundo, foi ruim. Na segunda regata deste dia, com 5,7 milhas, cometemos 2 grandes erros de manobras que nos deixaram em quarto lugar. Foi um dia ruim que nos deixou com mais vontade ganhar. Agora precisávamos tirar o maior número de primeiro lugar possível, pois o concorrente estava a 5 pontos na nossa frente e restavam mais 4 regatas (se o vento ficasse presente).
Assim no quarto dia teve mais 2 regatas de barla-sota. A primeira com 10 milhas e depois de pequenos erros, chegamos em segundo lugar mas a frente do concorrente (perdendo somente pra outro barco). Isso nos fez ganahar mais um ponto. Na segunda regata do dia com 5,2 milhas, ganhamos. Ficamos em primeiro lugar com 6 segundos a frente do concorrente. Foi como "dar o troco" àquele 1 segundo. Agora estávamos a 3 pontos do concorrente e faltavam 3 regatas. Tínhamos que ganhar todas. E, mesmo ganhando, empataríamos no somatório de pontos. As regras nos ajudariam nos itens de desempate. Então era ganhar ou ganhar.
No quinto dia teve a regata de médio percurso com 21,7 milhas. Uma regata de percurso dentro do canal de São Sebastião. Pouco vento e muita, mas muita correnteza. Foi a regata mais difícil. Muita técnica e sorte tiveram que ser aplicadas. Aconteceu um episódio inédito. Em frente a um navio de carga atracado ao cais, nós e os os outros concorrentes ficamos girando em um carrossel onde o vento fraco impedia de atravessármos a correnteza. Era simplesmente um carrossel, os barcos girando em círculo à frente de um enorme navio e a poucos metros de sua proa e de cabos de aço. Foi assustador ( falo isso como dono do barco pois o tático estava gostando desta situação....). Os concorrentes conseguiram sair desta correnteza antes de nós e cruzaram o canal abrindo uma boa vantagem. Depois de algum tempo cruzamos a canal e fomos em busca do tempo perdido. Montamos a bóia de barla-vento atrás de todos concorrentes. Subimos o balão e corremos atrás deles. O vento nos ajudou e aumentou sua força, fazendo com que diminuíssemos o tempo perdido. Depois de montar a bóia de sota-vento, começamos a fazer mil e uma cambadas até alcançar os concorrentes. Ganhamos a regata por 1minuto e 32 segundos de vantagem!!
Neste dia fomos dormir pensando em ganhar no dia seguinte e torcendo pra aparecer vento. Caso não tívesse vento não teria mais regatas e nossa chance de ganhar acabaria por ai.
No último dia o vento apareceu e a oitava regata foi um barla-sota de 8,4 milhas. Largamos bem, fizemos o primeiro contra-vento muito bem, montamos a bóia de barla próximos do concorrente. Nosso objetivo era velajar o mais próximo possível dele, não deixando que ele se afastasse. Foi a regata mais veloz que fizemos. Erramos somente um pouco na baixada de um balão, mas recuperamos rapidamente e nos aproximamos da linha de chegada muito próximos.
Ganhamos esta regata com 1 minuto e 20 segundos de vantagem.
Assim fomos CAMPEÕES DA ROLEX ILHABELA SAILING WEEK.
Fiquei sonhando com o relógio Rolex, mas este ano nossa categoria não recebeu este troféu.
Fora o reloginho que não veio, foi muito boa esta competição. A tripulação foi excelente em seu empenho e dedicação. Nunca houve discussão à bordo e sempre recuperávamos o mais rápido possível os nossos erros. As velas, do Olimpic Sails, foram excelentes também. Fizeram um ótimo trabalho, empregando bom desempenho e velocidade ao barco.
Só tenho a agradecer o toda tripulação, todos foram ótimos em suas funções e todos foram campeões.
Valeu!!!

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