Colocamos o Best Fellow na água e nos desdobramos (literalmente) para identificar os vazamentos.
O principal objetivo foi encontrar o local onde o oceano entrava em nosso barco.
Como já disse um amigo velejador, devemos sempre deixar o aceano do lado de fora de nosso barco. Lembrem-se isso é importantíssimo!!
Com a ajuda do Paulo Heke e a orientação do Christian (Armazém Naval) encontramos o probema.
Mais uma vez era uma braçadeira mal apertada na saída do escapamento do motor.
Colocamos mais uma braçadeira e apertamos bastante. Desta vez parou de vazar. Agora o oceano vai ficar do lado de fora!
No entanto verificamos que sempre onde existe uma conexção hidráulica em forma de "T" em aço inox, existe vazamento de água doce pressurizada.
Isto é decorrente de um mal dimencionamento desta peça. A peça parece ser de uma bitola menor que a bitola das mangueiras. Isso, por que as braçadeiras não conseguem fazer sua função de vedação deixando passar água e, também, por serem muito duras.
Fiquei muito chateado com isso. Minha opinião e expectativa era de que o estaleiro deveria testar tudo isso antes de entregar ao cliente. Comprovamos que não foi bem assim.
Estamos agora utilizando outros métodos de vedação para estas peças.
Como diria o gaúcho: Mas bah, que barquinho molhado tchê!!!!!
Quando falei que nos desdobramos me referi ao acesso ao motor do barco pela parte de trás. A tampa de inspeção da parte de trás do motor é pura sacanagem. Muito bonita mas totalmente difícil de manusear.
Instalada na parte posterior do motor, dentro da cabine de popa, em madeira, ela é fixada com 3 parafusos auto-atarrachante para madeira.
Primeiro demora muito para desparafusar, depois é quase impossível ter acesso as partes do motor. Por exemplo tem um filtro que só se tem acesso por trás, que é complicadíssimo de realizar sua troca. Outro exemplo é o local onde deve ser instalado o negativo da bateria no motor, tem que ser contorcionista para efetuar esta operação.
Depois é mais um tempão para parafusar e acertar os locais destes parafusos. Eu fiz esta operação com o barco fora d'água e sem pressa (demorei mais de 30 minutos para fixar a tampa).
Imaginem dentro d'água com onda e em emergência. Será um pesadelo!! Espero nunca acontecer isso.
Nos mais, vamos tocando o barco!!!!!
Um comentário:
Nardinho, Cris e Luiza! Que feliz em ver um projeto navegando lindamente em grande velocidade... é a sensação que me passa! Eu admiro quando a gente coloca os sonhos na água ou na estrada e vai dirigindo a vida para ter mais cor, mais cheiro e um pouco mais de humanismo. Que o best fellow - o brownie dos mares - leve vocês pruma experiência linda. Adorei o blog p/ me manter informada e desde já exijo fotos da tripulação!
beijocas
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