segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Para quem se interessar - Regata ou Cruzeiro!

Os dois mundos da Vela de Oceano são compostos de objetivos diferentes.
O mundo das REGATAS e o mundo dos CRUZEIROS só têm dois pontos em comum: utilizam barcos à vela e velejam pelo oceano. Barco e oceano são o básico pra estes mundos, por isso são comuns, mas isso é tudo e o demais tem diferenças grandes.
O mundo das REGATAS exige performance, velocidade, materiais leves e fortes, eletrônicos com tecnologia específica pra competições, barcos com projetos pra desempenharem seu papel de puro sangue, tripulantes profissionais/atletas e muito dinheiro. Nas regatas deve-se agir e pensar como esporte, como atleta e como vencedor. Neste mundo quem quer participar deve investir tempo e dinheiro. Por isso, acredito, que no Brasil ainda é um esporte pra poucos (mais ou menos 20mil pessoas participam de regatas no Brasil, país com 183,9 milhões de habitantes segundo censo do IBGE de 2007 e uns 8.000 km de comprimento). Vejam Florianópolis, uma ilha com várias praias e SOMENTE um clube náutico...absurdo....!! Vamos adiante. Um barco de regata tem pouco conforto, é veloz e é fabricado com as últimas tecnologias disponíveis.
O mundo dos CRUZEIROS exige conforto, segurança, materiais resistentes, eletrônicos fáceis de utilizar, barcos projetados para haver habitibilidade, tripulantes com conhecimento de velejar mas não atletas e menos dinheiro a investir que pra regatas. Nos cruzeiros deve-se agir e pensar sem ter tempo e prazo de chegar a algum lugar.
Então regata é performance, velocidade e ganhar o jogo; cruzeiro é conforto, habitabilidade e velejar sem pressa.
Indico alguns livros escritos por profissionais e muito experientes velejadores.
Dave Perry e Gary Jobson falam de regatas, suas técnicas e suas regras.  Dave comenta e explica em seu livro as regras de se competir na vela de oceano e Gary também explica técnicas de como melhorar a performance em regatas. São leituras fundamentais para quem quer ganhar em regatas. Sites associados aos autores: http://www.ussailing.org/ e http://www.jobsonsailing.com/.

Livros essenciais:




Jimmy Cornell fala sobre cruzeiros e seu site é o http://www.noonsite.com/ . Jimmy é um experiente velejador que durante muitos anos promoveu travessias do Oceano Atlântico, Indico, Pacífico e Mediterrâneo. também realizou voltas ao Mundo e expedições solitárias na Antartica e no Ártico. Com estas experiências ele escreveu livros para facilitar a vida de cruzeiristas. Ele é referência mundial no assunto.
Seus livros essenciais:


Para quem quer saber sobre regatas ou cruzeiros estas leituras são essenciais.

Estes 2 mundos têm seus objetivos distintos, mas ambos são muito bons de se viver.
O Best Fellow passou o ano de 2008 e até julho de 2009 nas regatas, agora ele vai entrar pros cruzeiros.
Ainda vai participar de regatas mas sem exigir performance.
A idéia agora é convidar amigos para vivenciar cruzeiros ou regatas.
Vamos tocando o barco!!!

Nenhum comentário: