domingo, 4 de outubro de 2009

Veleiros RACER e/ou CRUISER

Depois de aprender a velejar, conversar com pessoas experientes em velejar em diversos tipos de veleiros, velejar em diferentes veleiros, me formar como Capitão Amador, estudar sobre regata e sobre cruzeiro gostaria de colocar uma opinião sobre os tipos de veleiros fabricados.
É comum ouvir que um veleiro pode ser de REGATA (racer), feito para competição ou de CRUZEIRO (cruiser) feito para passeios ou viagens.
É comum os estaleiros venderem barcos, que eles classificam como Cruzeiro/ Regata, ou seja serve pros dois objetivos.
Isto é uma mentira. Ou o proprietário do veleiro vai ser um "regateiro" utilizando seu barco pra competições ou vai ser um "cruzeirista" utilizando pra viagens. É muito difícil ter uma máquina veloz e configurada pra corrida que disponibilize conforto suficiente pra viagens. Isso não existe!
Há grandes diferenças na configuração de um veleiro.
Se for utilizado pra regatas é preciso acrescentar equipamentos de ajustes de velas, espaço no cockpit pra manobras, equipamentos eficazes pra competição, aliviar peso no total do barco, colocar tripulação suficiente pra manobrar o barco em velocidade e no extremo das condições climáticas, ter velas sempre úteis a exercer eficiência e velocidade e mais alguns detalhes que sempre são possíveis de acrescentar.
Já se for utilizado pra cruzeiros não é necessário tudo acima descrito. É preciso estar com conforto o que exige equipamentos por vezes pesados (aquecedores, geradores, geladeiras....), é preciso estar com os equipamentos de segurança, é preciso ter utensilios de cozinha, de cama, mesa e banho e assim por diante.
Como ter isso em um único barco e conseguir ter bons resultados em regatas e curtir um cruzeiro com conforto??
Não existe esta possibilidade. Sempre será obrigatório alterar a configuração do mesmo barco pra cada situação. Isso exige montar e desmontar o barco cada vez que se decide fazer alguma coisa.
Então ou temos um barco de regata ou temos um barco de cruzeiro ou, se possível, temos dois (2) barcos um pra cada situação.
Mas ter o mesmo barco pras as duas atividades só nos frusta a cada regata ou a cada cruzeiro.
Seria melhor se os estaleiros (brasileiros) pudessem retirar este "slogam" e fabricassem barcos puro sangue de regata e barcos confortáveis pra cruzeiros.
Depois de algumas experiências e devido ao meu poder aquisitivo atual, decidi que vou correr regatas como tripulante de barcos puro sangue e utilizar o meu barco pra cruzeiro.
Desta forma consigo estar presente em situações diferentes mas com máquinas adequadas a estas situações.
Quando comprei o Best Fellow (verifique as primeiras postagens deste blog) tive como principal objetivo de configurá-lo pra cruzeiro. Depois de várias tentativas de participar de regatas não desconfigurando o barco fiquei extremamente frustado com os resultados alcançados. Então fui modificando o barco pra regata ao ponto de deixá-lo um puro sangue e percebi que perdi meu foco e meu principal objetivo.
Após participar da Rolex de 2009 decidi retornar pro objetivo inicial. Vou participar de regatas em outros barcos para disputar bons resultados ou participar com o Best Fellow mas sem querer alcançar bons resultados (devido a sua configuração atual).
Hoje o Best Fellow está com seu enrolador de genoa, um bimini, será instalado um dog-house e todos os seus apetrechos de cozinha, cama e banho. Está confortável e seguro mas pouco eficiente pra regatas.
As fotos a seguir são depois de ter polido o casco e pintado as madeiras externas do barco.
Ele parece novo!







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